239 703 758 Chamada para rede fixa nacional 96 116 16 45 Chamada para rede móvel nacional Ligar

Fisioterapia

A Fisioterapia é a ciência da saúde, exercida por fisioterapeutas, que se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de situações em que o movimento e a função do corpo estão ameaçados seja pela dor aguda, dor crónica, lesão, doença ou pelo próprio processo de envelhecimento.

Nos casos mais concretos de dor orofacial e DTM (Disfunção da Articulação Temporo-Mandibular), a fisioterapia orofacial ou dirigida à Articulação Temporo-Mandibular (ATM) é complementar ao tratamento de Medicina Dentária por se tratar de um conjunto de técnicas que visam diminuir cefaleias, enxaquecas, dor orofacial, dor de ouvidos, dor na mastigação, estalidos na ATM, zumbidos ou bloqueio da ATM.

Terapeuta responsável pela área de fisioterapia dirigida à Articulação Temporo-Mandibular (ATM) no tratamento da dor orofacial e disfunção da Articulação Temporo-Mandibular (DTM) - Dra. Lisa Loureiro.

Fisioterapia nas Disfunções Cervicais e Crânio-mandibulares

O que é? A fisioterapia cervico-crânio-mandibular é um tipo de fisioterapia especializada nestas regiões anatómicas, focando-se no tratamento e prevenção de disfunções. Atua de forma conservadora e em situações de pré e pós-cirurgia nas regiões de cabeça e pescoço.

Quais as principais atuações da fisioterapia Cervico-crânio-mandibular? Patologia cervical - torcicolos, hérnias, pós-cirúrgicos de cabeça e pescoço, desgaste osteoarticular; Enxaquecas; Apneia do Sono; Disfunções temporomandibulares - estalidos na ATM, dificuldade a abrir/fechar a boca, dor na mastigação, dor na face; Pré e Pós-cirúrgico Ortognático; Bruxismo Noturno e Diurno; Sintomas Otológicos - Zumbidos/Acufenos/Tinnitus, plenitude auricular, dor no ouvido; Entre outros.

Quando recorrer a esta fisioterapia especializada? Deverá procurar ajuda quando tiver presente algumas das condições acima descritas, tendo presente um conjunto de alterações multifatoriais incluindo desordens fasciais, musculares, articulares, posturais e oclusais. Estes quadros clínicos deverão sofrer uma avaliação cuidada e criteriosa pois muitas destas alterações têm ampla relação com outros sistemas vitais como o respiratório, de deglutição, da fala e até gástrico.

Que tipo de Fisioterapia se faz? A forma de trabalhar as disfunções cervico-crânio-mandibulares tem por base uma avaliação holística do indivíduo (como um todo) atendendo não apenas aos achados clínicos mas também emocionais e comportamentais da pessoa.
As técnicas utilizadas baseiam-se em terapia manual, técnicas cranianas, punção seca, por forma a trabalhar todos os tecidos moles e respetivas articulações (intra e extra-orais), técnicas respiratórias, de relaxamento e de auto-cuidado, correções posturais, exercício terapêutico, entre outras.
Não menos importante, é a envolvência do individuo no plano de tratamento, onde o trabalho realizado autonomamente desempenha um papel fundamental no sucesso da intervenção.

A equipa Multidisciplinar Para que toda a intervenção da fisioterapia tenha o maior sucesso, o trabalho multidisciplinar é bastante importante entre especialistas como o Dentista, o Otorrinolaringologista, o Terapeuta da Fala, o cirurgião de Cabeça e Pescoço, o Maxilofacial e Psicólogo.

A NOSSA CLÍNICA, A SUA FAMÍLIA