A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à correcção do posicionamento dos dentes, permitindo aperfeiçoar quer a função mastigatória, quer a estética. Utilizam-se para tal, aparelhos fixos ou removíveis, actuando de forma preventiva (antes de os problemas se evidenciarem), interceptiva (aquando do início da manifestação da maloclusão) ou correctiva (após o estabalecimento da maloclusão).

A existência de apinhamento ou desalinhamento dentário pode originar cáries e problemas periodontais (a nível das gengivas) por dificuldade de higiene, com consequente perda ou destruição dentária.

Algumas maloclusões (incorrecto posicionamento dos dentes) podem originar problemas da articulação temporo-mandibular (ATM), comprometendo assim a qualidade de vida.

Os tratamento ortodonticos não são exclusivos de crianças e adolescentes. Actualmente, os adultos podem também beneficiar deste tipo de tratamento, resolvendo os problemas do foro dentário e, em alguns casos, melhorar a confiança e auto-estima.

Médico responsável: Dr.ª Helena Madeira