O clareamento da cor dos dentes é, actualmente, um dos tratamentos com maior procura fruto da preponderância da estética nos dias de hoje. De facto, os dentes brancos são mais atraentes segundo o padrão de estética actual. O clareamento dos dentes permite melhorar alguns sorrisos aos quais, apesar de esteticamente agradáveis, lhes faltava algum "brilho" que coroasse essa estética.

O branqueamento realiza-se mediante a aplicação de um produto químico (agente branqueador) na superfície da coroa dentária. Essa aplicação poderá ser feita no consultório ou em casa (através de goteiras individuais). O tratamento deverá ser sempre supervisionado por um profissional de saúde oral por forma a que seja garantida a segurança e eficácia do tratamento.

Em alguns casos, o tratamento de branqueamento poderá ser limitado a apenas um dente que esteja mais escurecido do que os dentes vizinhos. Este é um fenómeno relativamente frequente nas desvitalizações mais antigas e tem uma resolução bastante fácil e rápida.