A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica às estruturas de suporte do dente, como o osso alveolar, o ligamento periodontal e a gengiva.

A doença periodontal é uma patologia infecciosa que afecta estas estruturas de suporte, constituindo uma das principais causas de perda dentária nos adultos.

A presença de bactérias patogénicas nestes locais, desencadeia inicialmente uma fase inflamatória das gengivas, que se tornam avermelhadas, volumosas e com tendência à hemorragia na escovagem - gengivite.

Se a gengivite não for tratada, pode evoluir para periodontite, envolvendo mais profundamente os tecidos de suporte do dente.

Os problemas periodontais são responsáveis pelos dentes que começam a "abanar", situação que se deve à perda dos elementos de suporte do dente. A progressão da periodontite pode por em causa a própria viabilidade do dente a médio prazo, razão pela qual deve ser tratada e controlada. A destartarização e as curetagens regulares são a forma de eleição para prevenir e controlar a doença periodontal.